No livro "Caiçara, caminho dos Almocraves", Severino Ismael da Costa nos oferece um retrato fiel da forma como as pessoas viviam sob as regras que administravam o convivio e as relações familiares naquele mundo restrito do inicio do século XIX ate meados do século XX:
"A sociedade caiçarense foi estruturada em castas, que gravitavam em torno de uma casa-grande. No topo estava os senhores de engenho, donos de grande latifundios (terras fertilissimas da melhor qualidade, onde predominava a cultura da cana de açúcar); proprietários de escravos e receptores de muitos agregados. Em segundo lugar vinham os demais proprietários rurais; os pecuaristas e agricultores menores. Em seguida ocupando o terceiro estamento estavam os comerciantes. Eram estas três, por ordem hierárquica, as castas dominantes. Após encontravam-se os artistas, artifices, os trabalhadores livres, em geral".
Capítulo VI - Caiçara dos Miranda, Soares, Queiroz e Araujo
(83)99660-0446
História dos Lugares
I. Caiçara
A história de Caiçara em suas origens é definida pela sua localização na região que se localizava nas encostas da Serra da Cupaóba, onde antes da chegada dos europeus que desbravaram o interior da Provincia da Parayba do Norte para explorar as suas riquezas naturais, os índios potiguares estabeleceram dezenas de aldeias, segundo Horácio de Almeida in "História da Paraíba", existia um aglomerado de 50 aldeias. O nome "Cupaóba" segundo o autor Irineu Ferreira Pinto in "Datas e Notas da História da Paraíba" traduzida da língua nativa, significa "o que ao longe se estende, o que distante se dilata", essa serra também definia os limites onde do outro lado viviam os índios cariris, e iniciava a extensa Serra da Borborema. Nesse lugar
Os índios potiguares aliados aos franceses criaram uma linha de fortificações que conseguiu conter o avanço dos portugueses durante 25 anos. No centro dessa fortificação estão as terras onde hoje está estabelecida a cidade de Caiçara. Nesse núcleo central partiam os guerreiros potiguares em todos os sentidos. No vértice do triângulo formado pelas encostas da Serra da Cupoaóba, localiza-se a cidade de Caiçara.
1. História de Caiçara
A origem da povoação de Caiçara é contada por duas fontes diferentes: Epaminonda Tavares Araujo, escritor (pai de José Epaminondas de Araujo, tabelião de Caiçara e Guarabira, casado com Lydia Sobral de Queiroz "tia Lydia") autor do livro "Almanaque da Paraiba de 1913" , fonte histórica que registra a fundação de Caiçara em 1822, a partir de "informes de pessoas competentes" . Segundo o autor foi em 1822 que Luiz Soares de Mendonça adquiriu a sesmaria, onde assenta-se atualmente a cidade e construiu uma pequena Capella sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. Podemos então então afirmar que a cidade de Caiçara teve a sua origem e fundação em 1822, a partir da conceção da sesmaria, lote de terra oferecida gratuitamente pelo rei de Portugal para os cidadãos que desejassem se fixar no lugar e pagava ao trono um valor simbólico chamado de "sesma", logo depois os primeiros habitantes que ali chegaram edificaram no lugar uma pequena Capela. Já Coriolano de Medeiros in "Dicionário Choreográfico" adota o ano de 1841 como o da fundação: "Em 1841 o terreno onde é a sede do municipio, cobria-se de cactos e bromélias, quando Manoel Soares da Costa, Francisco da Costa Gonçalves e José Vicente compraram a propriedade, constuiram suas vivendas e cercados de ramos de "caiçara", esses cercados conhecidos como caiçara são abrigos para o gado, depois ergueram uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário
2. O lugar
Segundo relatos dos moradores mais antigos do lugar, Antonio Olímpio, Izabel Moura "Siá Zabelinha" e Joaquim Frazão, citados no Livro "Caiçara, Caminho dos Almocraves" de Severino Ismael da Costa, a origem do nome "Caiçara" originou-se de "uma cerca construída pelos índios" para se protegerem do avanço dos portugueses, e "onde morreu muita gente". Essa versão refere-se à proteção e defesa ao aldeamento dos indios potiguares, e o fato histórico que ocorreu quando Portugal fez várias expedições para a conquista do lugar e exterminar os índios, no que foi chamado de "Guerras da Cupaóba".
3. Divisão Administrativa
O município de Caiçara foi criado em 06/12/1833 através da Lei 758 de autoria de Joaquim José Soares de Carvalho.