top of page

Origem dos Luna Freire

As pesquisas realizadas por Antonio Freire, Historiador e Genealogista, membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraiba e do Instituto de Genealogia da Paraíba, o levaram até a Espanha do inicio dos anos IX, e encontra a origem da família um cidadão que primeiro utiizou  o nome Luna no ano de 1060 e era descendente dos reis de Navarra, tendo como fonte A Grande Enciclopédia Portuguesa, da Editorial Limitada, publicada em Lisboa, páginas 612-613. E apresenta:

Luna - Armas:escudo de vermelho, um crescente de prata, com as pontas voltadas para o contra-chefe, Contra-chefe de prata. Timbre: uma aspa de vermelho com um crescente de prata no centro – Geneal. 

Diz ainda que os Lunas descendem dos Reis de Navarra, pois o Infante Dom Fernando, filho dos Reis de Navarra Don Garcia e sua mulher Dona Estefânia, herdou da mãe a Villa de Banta, Cacunida e Oprela, casou-se com Dona Nuna filha de Inigo Lopes o Esquerra Sexto Senhor de Biscaia. A familiadeu o nome de Vila de Luna. Da descendência de Fernando vamos encontrar na crônica genealógica da Pedatura Luzitana Dom Rodrigo de Luna que foi o primeiro membro da familia Luna a mudar-se da Esapanha para Portugal trocando o nome para Dom Ruy Fernandes de Luna.

Dos vários nobres que possuiram o nome de Luna, sobressaiu-se no Século XIV o condestável Alvaro de Luna y Fernandes de Jarava ministro do reino de Castilla e Leon no reinado de João II. Era sobrinho de Pedro de Luna, Arcebispo de Toledo nomeado cardeal pelo Papa Gregório XI. Com a morte do papa Clemente CII em 1834 Pedro de Luna fui eleito pontífice por 22 votos a 21 e tomou o nome de Benedito XIII. Nasceu em Castilla de La Mancha em 1390 e faleceu decapitado sob falsas acusações de traição ao Rei João II em Valladolid em 1453, sendo sepultado na Catedral de Toledo. A descendência de Alvaro de Luna chamado de Conde de Luna está disponivel no site familysearch código KH5X-NT4.

Ainda de acordo com Antonio Freire "Dois descendentes diretos dos Conde de Luna espanhóis vieram residir no Norte do Brasil. Um deles formou a família Alencar Luna, de onde se originaram as famílias Rego Luna e Luna Pedrosa, com acentuada presença na Paraíba e em especial na capital do Estado, o outro formou a família Luna Freire, com notável ascendência em Pernambuco e na Paraíba, derivando-se também para outros estados, inclusive a Bahia". Citado como fonte de informação o Deputado Federal pela Bahia Oscar de Luna Freire complementa "“Macário de Luna Freire, neto de um dos fidalgos espanhóis era meu bisavô. Nasceu em Pernambuco e faleceu em 1882, aos 74 anos de idade, deixando três filhos, um dos quais o meu avô Landelino de Luna Freire; nasceu em 15/06/1836; casou-se com D. Eduarda dos Santos a 07/09/1856, a qual tomou o nome de Freire, havendo deste casamento seis filhos, sendo um deles o único do sexo masculino, Landelino de Luna Freire, o meu avô. Nasceu ele na cidade de Recife a 09/04/1868”.

Antonio Freire afirma ainda que no nordeste, e há algumas possibilidades que tenha ocorrido na Paraiba a união dos Lunas com os Freires formando a tradicional familia Luna Freire. E complementa "Desses Luna Freire pernambucanos quatro atuaram na Paraíba, de ondem descendem todos os Luna Freire catalogados neste trabalho (livro), adicionados outros ilustres membros do clã pernambucano, que figuram na página da história."

Nas minhas pesquisas conclui que os quatro são: João Vicente de Luna, José Vicente de Luna Freire e seus filhos Prudêncio de Luna Freire e Galdino de Luna Freire. Em razão de ainda não haver encontrado documentos que comprovem uma relação de parentesco entre eles, vamos tratar nesse trabalho de forma didática associando esses personagens com as regiões como eram conhecidas na época em que nelas viviam, da seguinte forma: Macário de Luna Freire - Ipojuca, João Vicente de Luna Freire - Canafístula e José Vicente de Luna Freire - Taipú.

Genealogia dos Luna Freire de Ipojuca

Descendentes de Macário de Luna Freire
 

Nascimento em Pernambuco aproximadamente em 1808 e falecimento aos 74 anos na Freguesia de Pernambuco em 11/07/1882 de abcesso de fígado sepultamento no cemitério da Provincia de Pernambuco provavelmente Macário foi sepultado no cemitério de Santo Amaro, vigário que registrou o óbito Augusto Franklin Moreira Silva.

Casamento com Francisca Antonia Pessoa ou Antonia Tereza (conf batismo de Ponciano realizado 10/04/1833 ou Antonia Tereza de Jesus (conf batismo de Laurinda)

Filhos:

I. Ponciano de Luna Freire

Nascimento em 10/10/1832 e batismo realizado com 6 meses na Capela do Engenho Sibiró de Caeté (arquivado no livro de batizados da Parochia de Ipojuca, Pernambuco de 1832 a 1835) em 10/04/1833 foram padrinhos Manoel Luiz do Nascimento e sua mulher Francisca Maria de Jesus.

II. Laurinda de Luna Freire

Nascimento em 10/09/1833 (projeção) e batismo realizado com 2 meses na Capela do Engenho Sibiró, Ipojuca, Serinhaém, Pernambuco em 10/11/1833.

III. Landelino de Luna Freire

Funcionário do Tesouro Estadual de Pernambuco (1º escriturário).

Nascimento em Pernambuco 15/06/1836 e falecimento aos 70 anos em Recife, Pernambuco em 09/04/1905 sepultamento em 10/04/1905 no cemitério do Arrayal em Recife, Pernambuco.

1º. Casamento em 07/09/1856 com Eduarda dos Santos (casada Eduarda dos Santos Freire).

Teve 6 filhos desse casamento

Filhos: 1) Landelino de Luna Freire Junior 2) Maria Luisa de Luna Freire 3) Duvina de Luna Freire 4) Eduarda Capitulina de Luna Freire

2º. Casamento com Julia Anisia de Oliveira Andrade (casada Julia Anisia de Luna Freire).

Ela nascimento carca de 1852 falecimento aos 28 anos em 09/12/1880 de febre e sepultamento no cemitério público da cidade de Recife, Pernambuco.

Filhos: 7) Marciano de Luna Freire 8) Davina de Luna Freire

IV. Leôncia de Luna Freire

Professora.

Nascimento em 27/01/1834 (projeção) e falecimento aos 67 anos em 27/07/1901 de paralisia geral e sepultamento no cemitério público, Padre que oficiou o sacramento José Alexandre de Abrantes Gouvea.

Casamento em 1851 com Manoel Antonio Freire.

Ele nascimento.

Filhos: 1) Macário de Luna Freire Netto 2) Epiphânio de Luna Freire 3) Francisco Virgilio de Luna Freire

Contato

Vamos conversar mais sobre estas histórias e temas apaixonantes?

Cadastre-se

©2018 by Carlos Simões. Proudly created with Wix.com

bottom of page